Layout do blog

Corrida das Canetas

Essa brincadeira desenvolve a coordenação motora fina (dos dedos), além de trabalhar com estratégia e respeito às regras”, explica a professora Maria Ângela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC.

Para baixar o arquivo digital com 03 pistas e as instruções, clique aqui. Depois é só imprimir e brincar

Como brincar:

1 - O jogador deve percorrer a pista com a sua caneta (cada um com uma cor de tinta) por meio de uma “escorregada”, ou seja, posiciona-se a caneta verticalmente, em cima do papel, e segura-se com apenas a ponta do dedo, O jogador, então, escorrega a caneta para frente, formando um rastro.
2 - No final desse rastro, marca-se um ponto, que é de onde sairá quando chegar a sua vez novamente. Alternadamente, os jogadores vão avançando na pista (se encostar em algum obstáculo, deve voltar ao ponto em que estava).
3- O primeiro a cruzar a linha de chegada vence! Nós fizemos 3 pistas para você imprimir e brincar com as crianças.

Essa brincadeira também permite que você brinque com seus pequenos mesmo sem impressora em casa. As pistas podem ser desenhadas em qualquer papel! Diversão garantida! Na hora de criar a pista de corrida, não economize na criatividade! Quanto mais maluco for o percurso, mais divertido fica. Dá até para fazer campeonatos.

Compartilhando Momentos

Por Gicele Martins 26 mar., 2020
Essa é uma linda iniciativa da querida Fran, da Chuvinha de Papel (l ink para o site ). Uma forma divertida de falar com as crianças sobre esse momentos difícil que vivemos. Foram criadas uma versão para meninos e meninas. Para baixar as cartilhas , clique aqui .
Por Gicele Martins 26 mar., 2020
O dominó é um jogo super divertido e que pode ser jogado por todas as idades. Existem muitas variações do jogo e nós criamos o divertido dominó de monstrinhos. Para baixar o arquivo digital e as regras, clique aqui . Depois é só imprimir, recortar e brincar! Como jogar: Vire as fichas com os monstrinhos para baixo. Embaralhe e cada jogador fica com sete fichas na mão. As fichas restantes são colocadas de lado, ainda viradas, no ‘cemitério’. Começa o jogador com a dupla mais baixa, sem desenhos. Ele coloca a ficha na mesa e o participante à esquerda deverá encaixar uma de suas fichas que tiver o mesmo desenho em um dos lados, assim, serão abertas duas pontas diferentes e o jogador seguinte deverá colocar uma ficha em um dos lados, e assim sucessivamente. Se o adversário não tiver uma ficha com o mesmo monstro de um dos lados da mesa, deve recorrer ao cemitério e ‘pescar’ novas fichas até tirar uma que se encaixe. Vence o jogador que eliminar suas fichas primeiro. Se você não tiver uma impressora em casa, corte 24 peças de papel em tamanhos de 6 cm de comprimento e 3 de largura, e desenhe com as crianças o seu próprio dominó, ficará ainda mais divertido!! Vamos aproveitar esse momento e fortalecer os laços com nossos filhos e familiares, criar momentos em que todos participem e se divirtam é fundamental para despertar a solidariedade, o convívio em grupo e a empatia.
Por Gicele Martins 26 mar., 2020
Criamos um jogo da memória com imagens sobre a prevenção do corona vírus. O objetivo é divertir e promover uma dinâmica leve para tratar o assunto com as crianças. Este tipo de jogo é perfeito para estimular a concentração, a observação e a memória das crianças. E diverte toda a família! Para baixar o arquivo digital, clique aqui . Depois é só imprimir, recortar e brincar. Se você desejar cartas mais firmes, cole as imagens em cartões de cartolina. Caso você não tenha uma impressora, nossa super dica é utilizar revistas antigas para recortar figuras e montar suas cartas. Outra opção super divertida é recortar os cartões e desenhar junto com as crianças. Como jogar: 1- Misturar e distribuir as cartas sobre uma mesa, com os desenhos virados para baixo. 2- Tirar par ou ímpar para ver com que participante se começa o jogo. 3- Cada jogador deve virar duas cartas buscando um par igual. 4- Se o jogador consegue encontrar duas cartas iguais à primeira, tem direito a jogar outra vez ou tentar outro par. 5- No caso do jogador, ao virar duas cartas e que os seus desenhos não coincidam, passar a jogada para o seguinte participante. 6- As cartas que formarem par devem ser retiradas do jogo e conta como ponto para o participante. 7- Ganha o jogo o participante que reunir mais pares de cartas. Compartilhe com os amigos e conte pra gente como foi brincar com os pequenos aqui nos comentários! Fiquemos bem, fiquemos em casa, mas sempre juntos!
Por Gicele Martins 26 mar., 2020
É tempo de nos alegrarmos! Transformar as dificuldades em oportunidades. Oportunidades para estarmos juntos, compartilhando sentimentos, experiências, dores e amores. Também é tempo de cuidado, de se reinventar, de resgatar o convívio em família. Já estávamos ensaiando a criação do blog a um tempo, mas nunca encontrávamos tempo. E agora ele chegou, e chegou no momento onde a palavra COMPARTILHAR se apropiou do seu significado. E esse é o objetivo desse blog, partilhar ! Vamos começar partilhando várias brincadeiras para colaborar com seus momentos com as crianças. Os posts a seguir trarão diversas descobertas para vocês!
Share by: